
A Casa do Fogo participa do Circuito de Pratos Literários da Gastronomia Sustentável de Paraty, circuito gastronômico que acontece na cidade no período da Flip, em 2011, de 7 a 10 de Julho.
O autor homenageado pela Casa do Fogo é João Ubaldo Ribeiro e sua obra Viva o Povo Brasileiro. O prato criado pelo Chef Caju para o evento apresenta um filé de peixe ao molho de frutas flambadas acompanhado de farofa caiçara com camarões salteados.
Os frutos do mar são da baía de Paraty, a farinha de mandioca é produzida artesanalmente há décadas na zona rural da cidade histórica e, entre as frutas, destaque à banana ouro, outro produto típico da região. A cachaça para flambar é certificada com selo de indicação geográfica.
Procuro, basicamente, fazer uma literatura vinculada às minhas raízes, independente, não colonizada; comprometida com a afirmação da identidade brasileira. Procuro explorar a língua brasileira, o verbo brasileiro e, através dele, contribuir para o aguçamento da consciência de nós mesmos, brasileiros. Sou contra as belas letras, a contrafação, o elitismo. Acho que o principal problema do escritor brasileiro é a busca da nossa linguagem, do nosso fabulário, dos nossos valores próprios. João Ubaldo Ribeiro