Circuito de Pratos Literários da Gastronomia Sustentável na FLIP 2011

Viva o Povo Brasileiro - Prato literário da Casa do Fogo para a Flip 2011

A Casa do Fogo participa do Circuito de Pratos Literários da Gastronomia Sustentável de Paraty, circuito gastronômico que acontece na cidade no período da Flip, em 2011, de 7 a 10 de Julho.

O autor homenageado pela Casa do Fogo é João Ubaldo Ribeiro e sua obra Viva o Povo Brasileiro. O prato criado pelo Chef Caju para o evento apresenta um filé de peixe ao molho de frutas flambadas acompanhado de farofa caiçara com camarões salteados.

Os frutos do mar são da baía de Paraty, a farinha de mandioca é produzida artesanalmente há décadas na zona rural da cidade histórica e, entre as frutas, destaque à banana ouro, outro produto típico da região. A cachaça para flambar é certificada com selo de indicação geográfica.

Procuro, basicamente, fazer uma literatura vinculada às minhas raízes, independente, não colonizada; comprometida com a afirmação da identidade brasileira. Procuro explorar a língua brasileira, o verbo brasileiro e, através dele, contribuir para o aguçamento da consciência de nós mesmos, brasileiros. Sou contra as belas letras, a contrafação, o elitismo. Acho que o principal problema do escritor brasileiro é a busca da nossa linguagem, do nosso fabulário, dos nossos valores próprios.   João Ubaldo Ribeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s